Filhos da liberdade

Síntese

Esta obra reflecte o tempo vivido na 2ª Guerra Mundial, em Toulouse, França. Tempo esse, que se prolongou por dois anos, foi uma enchente de sofrimento, fome, privação de direitosessenciais de cada ser humano, angústia que vivia em paralelo com inocentes, vítimas dos ideais de Petaín, primeiro-ministro do Estado Francês, que assume o poder após a invasão da França por Hitler.
Talcomo Itália presenciou o poder das ordens de Benito Mussolini, Espanha assistiu a anos de terror fomentados pelas tropas autoritárias de Francisco Franco e França sofreu nas mãos da Milícia, tropasnazis do Estado Francês.
Assim, como resultado de um poder dissoluto, deliquescente e sem rumo, nasce a vontade de viver em liberdade, um espírito de luta que aviva a esperança da vinda de um tempomelhor. Surge uma brigada de jovens, de várias nacionalidades, que numa mera e inicial brincadeira de crianças, consegue atenuar a desgraça e angústia vivida e desvanecer o céu cinzento que prolifera nacidade.
De entre fazer explodir locomotivas, arrancar carris, sabotar o material das tropas inimigas, destruir as instalações das mesmas, estes pequenos heróis , mas muitos morreram gritando “Viva aFrança”.
Tudo é contado por um jovem judeu francês chamado Raymound, cujo o nome códico era Jeannot, o qual nos mostra que tal como todos os membros da brigada, foi privado de amar alguém, de teruma vida normal por medo de ser perseguido e torturado, pois pertencia a grupos considerados indesejados – tais como eslavos, poloneses, ciganos, homossexuais, deficientes físicos e mentais e judeus.Em vez disso, contribuía para o renascer de uma França melhor, o que garantia que estava a fazer algo de útil para si e para todos.
Marc Levy dá-nos a conhecer uma união de jovens que resistiram,lutaram em tempos difíceis na esperança de que “um dia a Primavera irá voltar”.

Apreciação Crítica

Esta obra explica-nos de uma clara e simples como foi ultrapassar verdadeiras dificuldades,…