Banco de dados

Puc-Campinas – Banco de Dados I – Projeto de Banco de Dados

Projeto de Banco de Dados
Tipos de Banco de Dados

Banco de dados Relacional
Um banco de dados relacional consiste em uma coleção de tabelas, que podem ser relacionadas através de seus atributos, ou seja uma linha de uma tabela pode estar sendo relacionada com uma outra linha em uma outra tabela.

Banco de dados rede
Enquantono modelo relacional os dados e os relacionamentos entre dados são representados por uma coleção de tabelas, modelo de rede representa os dados por coleções de registros e os relacionamentos entre dados são representados por ligações. Ou seja um banco de dados de rede consiste em uma coleção de registros que sào conectados uns aos outros por meio de ligações. Cada registro é uma coleção de campos(atributos), cada um desses campos contendo apenas um valor de dado. Uma ligação é uma associação entre precisamente dos registros. Cliente Nome Paulo Rua Oliveira Cidade Campinas Conta Número 100-01 Saldo 100,00

Banco de dados Hierárquico
Assim como no modelo de Redes o modelo Hierárquico trabalho com os dados e relacionamentos como uma coleção de registros relacionados por ligações. Aúnica diferença entre os dois é que o modelo Hierárquico os registros são organizados como coleções de árvores em vez de grafos arbitrários. Cliente Nome Paulo Rua Oliveira Cidade Campinas

Conta Número 100-01 Saldo 100,00

Fases do Projeto de Base de Dados
O Projeto de Base de Dados pode ser decomposto em:

Puc-Campinas – Banco de Dados I – Projeto de Banco de Dados

Projeto ConceitualEsquema Conceitual

• •

Independe do DBMS escolhido Modelo Conceitual: Linguagem usada para descrever esquemas conceituais

Projeto Lógico

• •

Modelo lógico: Linguagem usada para especificar esquemas lógicos Pertencem a três classes: Relacional, Redes e Hierárquico

Projeto Físico

Esquema Físico

• •

Esquema físico: É a descrição da Implementação da base de dados em memóriasecundária. Descreve estruturas de armazenamento e métodos de acesso. Tem forte ligação com o DBMS específico.

Resumindo
• • • Projeto Conceitual: Não tem dependência com a classe do GBD a ser escolhido. Projeto Lógico: Tem dependência com a classe, mas não com o GBD específico. Projeto Físico: Total dependência do GBD específico.

Conclusões
Uma das vantagens em se trabalhar com projetoconceitual está na possibilidade de se adiar a escolha do GBD (mesmo a sua classe). O projetista deve concentrar o maior esforço nesta fase do projeto pois, a passagem para as outras fases é mais ou menos automática. Outra vantagem está na possibildade de usuários não especialistas em bancos de dados darem diretamente a sua contribuição no projeto conceitual cuja maior exigência é a capaciade deabstração. A aproximação com o usuário final melhora bastante a qualidade do projeto.

Puc-Campinas – Banco de Dados I – Projeto de Banco de Dados

Projeto Conceitual
O Projeto Conceitual produz um esquema conceitual a partir de “requisitos” de um mundo real. • • Projeto conceitual usa modelo de dados para descrever a realidade. Um modelo de dados se ampara em um conjunto de blocos deconstrução primitivas.

Abstração
Processo que consiste em mostrar as características e propriedades essenciais de um conjunto de objetos, ou esconder as características não essenciais.
Quando pensamos no objeto “bicicleta” de uma forma abstrata, normalmente “esquecemos” seus detalhes e as particularidades que as diferem entre si.

Abstrações em Projetos Conceituais
Existem 3 Tipos: • • •Classificação Agregação Generalização

Classificação
Usada para reunir objetos do mundo real com propiedades comuns, formando (ou definindo) classes.

Classificação e Instanciação

Classificações Multiplas

Agregação
Usada para definir uma nova classe a partir de um conjunto de classes que representam suas partes componentes.

Puc-Campinas – Banco de Dados I – Projeto de Banco de Dados…